QUEM COM PORCOS SE MISTURA, FARELOS COME

9 11 2007

Tem uma piada que diz que Nosso Senhor foi prodigalíssimo com a terra brasilis. O clima ameno e o solo fértil garantem que aqui, em se plantando, tudo dá – licença, finado Pero Vaz? – e considerando a abundância de riquezas naturais, prossegue a ironia entre tsunamis, terremotos, vulcões e outras catástrofes estranhas à realidade brasileira e que de quando em vez dão o ar da graça para o primeiro mundo. E porque o Brasil não faz parte desta elite, se já parte na vantagem, tendo a poderosa mãe-natureza como aliada? O arremate desta estorinha sem-graça é que o Santíssimo, para compensar os privilégios e promover a igualdade e a justeza, decidiu povoar o território nacional com o supra-sumo da escória da humanidade.

Não fossem os brasileiros, a coisa até poderia engrenar. Exatamente o contrário da mensagem da campanha publicitária de elevação da auto-estima nativa “O melhor do Brasil é o brasileiro”, que por sinal já saiu de circulação. “Eu sou brasileiro e não desisto nunca” também sumiu, sabe-se lá se pelos objetivos alcançados ou se a gentalha abriu mão da brasilidade. O que resta é que campanhas institucionais como estas, do tipo livre, leve e solta, servem como instantâneo do bombeamento de verbas para os dutos de alguns publicitários e não produzem mudanças comportamentais nem mesmo em seus criadores – que o digam Marcos Valério e Duda Mendonça.

E eis que ressurge das trevas o ex-careca Marcos Valério, atentando e chantageando o governo do presidente Lula. À imprensa, ele afirma ter recebido, via fax, oferta de delação premiada assinada pelo procurador-geral da república, Antonio Fernando de Souza, que nega totalmente a declaração. Depois de falidas duas agências de publicidade e do Supremo Tribunal Federal tê-lo declarado réu em cinco crimes (corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e evasão de divisas) cujas penas máximas somam 1134 anos, o deprimido agente financeiro do mensalão pretende ser indenizado com a bagatela de 850 milhões pelos cinco contratos cancelados pela secretaria de comunicação do governo federal. E mais: do PT espera receber 97 milhões; do Banco do Brasil, 15 milhões, o que totaliza 962 milhões.

Imorais da estória: Marcos Valério e o rebanho empanturrado de farelo não desistem nunca. Mesmo parecendo ET´s, são brasileiros, tão piores quanto quem com eles divide o cocho.

About these ads

Ações

Information

3 responses

12 11 2007
Cinema Lotado

Respondendo ao seu comentário.
Também assisti poucas coisas do Eduardo Coutinho, creio que vi apenas dois doc. dele. rsrsrsrsrsrs
ônibus 174 é muito bom, nada a vê com o TROPA e eu indico, na boa.
Mas eu não possuo nenhum dos filmes que vc me disse.
Tenho outros títulos, até UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS, rsrsrsrsrsrs.
Eu tinha muitos filmes, mas por falta de grana, tive que vendê-los a preço de banana nanica, é triste, mas é verdade, rsrsrsrsrs.

13 11 2007
Wanfil

Denise,

Você está coberta de razão, embora constatações como essa, que assume que os brasileiros são responsáveis pelo seu próprio destino, geralmente sejam tomadas como antipatriotismo. O nacionalista de verdade, no Brasil, culpa sempre os outros…

Um simples exercício hipotético basta para provocar o raciocínio e a lógica torta que nos guia. Vamos separar um ou dois estado das Federação: o Maranhão e o Tocantins. Agora vamos escolher um país desenvolvido: a Alemanha, que foi destruída duas vezes no século passado. Se as populações fossem trocadas, brasileiros cuidando da Alemanha e alemães cuidando do Maranhão e do Tocantins separados, ao cabo de 10 anos (ou menos), teríamos no Brasil uma potência e no coração da Europa, um país do terceiro mundo. Eu não tenho dúvida.

Valeu.

13 11 2007
Larissa

É por isso que eu sou brasileira e não dessito nunca. Quem sabe, um dia, por acaso, cai na minha conta quase um bilhão de reais??? ;)
huhheueh
=***

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: